História

 

O IGL foi constituído em 11/02/2014 como entidade representativa do setor produtivo do leite e dos produtos lácteos, conveniado com o Estado, objetivando promover a coordenação da produção, do desenvolvimento e da competitividade da cadeia produtiva do Leite e dos produtos lácteos, nos termos dos objetivos gerais e específicos do Fundoleite/RS. É, portanto, fruto de uma determinação legal inserida na Lei Estadual nº 14.379, de 26/12/2013, aprovada por unanimidade pela Assembléia Legislativa gaúcha e que institui o Fundo de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Leite do Rio Grande do Sul (Fundoleite/RS). E tudo isto sob a égide da Lei Estadual nº 14.378, também de 26/12/203 e igualmente aprovada por unanimidade. Institui o Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Leite no Rio Grande do Sul (Prodeleite/RS) e cria o Sistema Integrado de Pesquisa e de Inovação Tecnológica da Cadeia Produtiva do Leite.

O IGL se insere num modelo inovador de funcionamento e gestão da cadeia leiteira gaúcha em implementação, mas já com diversas ações concretas é constituído da trilogia Prodeleite/RS, Fundoleite/RS, IGL. Esta traz para nosso meio a metodologia de funcionamento de diversas cadeias do leite observadas em diferentes países onde este segmento está desenvolvido, organizado e constitui-se em player competitivo nos seus mercados internos e no mercado internacional.

A ação e o protagonismo são das suas iniciais trinta e cinco entidades associadas, que em novembro do ano de 2017 foram consolidadas em quinze entidades e das demais entidades da cadeia produtiva do leite do Estado.

Palavra do Presidente

O IGL se insere num modelo inovador de funcionamento e gestão da cadeia leiteira gaúcha e deve procurar ficar, sempre, na coordenação, no estratégico, no papel de catalisador e de difusor. Nossa responsabilidade é enorme. Estamos lidando com um segmento agropecuário e agroindustrial dos mais importantes economicamente. Mas, sem dúvida, o mais relevante socialmente: envolve milhares de famílias de produtores sem outra opção econômica, centenas de municípios onde a atividade é fundamental, centenas de indústrias de todos os portes com milhares de empregos diretos e, com a satisfação de milhões de consumidores. Portanto, bem vindo ao nosso meio. Venha enfileirar-se conosco.