Este painel apresenta os cálculos de relação de troca entre o valor do litro do leite recebido pelo produtor e alguns dos principais insumos alimentares que ele necessita para a alimentação de seus animais de produção. Esta é uma forma de analisar-se o poder de compra do produtor do leite em relação ao que ele recebe pela sua produção de leite.
Apresentamos os dados do CEPEA para valor da saca de 60 kg de milho no Rio Grande do Sul (média mensal calculada a partir da aritmética simples das negociações diárias no estado) e do preço do leite ao produtor no estado (média ponderada dos preços mesorregionais pela participação do respectivo volume em relação ao total captado do Estado – Líquido livre de Funrural, frete e outros impostos) para o mesmo mês.
Também apresentamos os valores da Emater-RS para as relações de troca entre o leite e o farelo de soja, milho em grão e ração para vaca leiteira com 18% de proteína. Para os dados da Emater mostramos também sua conversão para a cotação do dólar oficial para a venda, do último dia útil do mês, do Banco Central do Brasil (Cotações e Boletins). Os dados são apresentados desde janeiro de 2015.